i2 MOBILE SOLUTIONS < BLOG >

Livro Recomendado: Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo

No livro “Scrum. A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo“, o autor, Jeff Sutherland, um ex-militar que virou executivo de empresas de tecnologia, conta sua história e experiência como cocriador do método SCRUM para aumento da produtividade. Mais do que uma simples fórmula para organizar o trabalho em equipe, os princípios do SCRUM formam um filosofia de vida para liberar o verdadeiro potencial das pessoas através do seu trabalho e aumentar a produtividade significativamente.

A origem do nome SCRUM vem de uma jogada típica do rugby, onde os jogadores do mesmo time correm através do campo lado a lado, passando a bola de mão em mão até conseguir fazer o ponto, e a inspiração para criação do método surgiu quando Jeff deixou a carreira militar, focada em eficiência e resultados, para trabalhar no setor privado, onde ele percebeu que a grande maioria das empresas trabalhavam de forma improdutiva e, o pior, desperdiçavam o tempo e, consequentemente, tornavam a vida de seus funcionários pior através de longas jornadas de trabalho que na prática produziam pouco ou nenhum resultado.

O SCRUM visa justamente o contrário, ou seja, produzir mais em menos tempo para que as pessoas tenham mais tempo para “viver” fora da empresa. Ele afirma que visto dessa forma, o método tem que ser “abraçado” por todos da empresa como forma de libertar a si próprio, e que isso funciona muito melhor do que qualquer outro método que a diretoria da empresa decide obrigar que todos os funcionários utilizem em prol da “produtividade”.

Para isso, o autor elaborou um conjunto de práticas que adotou ao longo dos anos em suas equipes e que podem ser aplicadas por qualquer pessoa ou empresa para atingir resultados extraordinários em qualquer área ou tipo de projeto. Dessa maneira, o propósito do método é fazer com que as pessoas parem de desperdiçar tempo planejando e definindo prazos que nunca irão se concretizar na vida real, e passem a trabalhar de forma mais focada nos itens que mais importam ao cliente desde o primeiro dia, otimizando tempo e recursos.

Segundo ele, a base fundamental do SCRUM é a criação de uma equipe, quanto menor melhor, sejam 02, 03 ou até 9 pessoas no máximo, com todas as habilidades para execução do trabalho, que tenha um propósito que transcenda a própria tarefa, ou seja, esteja motivada para superar os próprios limites e não apenas cumprir prazos, e que tenha autonomia para tomar as próprias decisões e decidir como trabalhar e atingir as metas, sem precisar de um “chefe” ordenando o que fazer o tempo todo.

Além disso o livro apresenta uma série de outros princípios e melhores práticas que podem ser facilmente utilizadas por todos que buscam aprender mais sobre trabalho em equipe e produtividade.

Sair da versão mobile