Ao planejar um novo projeto de aplicativo a melhor estratégia é sempre priorizar o essencial e descartar o que não agregará valor ao produto final, ou seja, aplicar o famoso princípio de Pareto ou regra do 80/20 nesse contexto, que afirma que aproximadamente 80% do resultado é gerado por apenas 20% das características ou funções do produto.
Isso permite uma maior concentração de esforços da equipe no que realmente importa para os usuários, o que aumenta significativamente as chances de entrega de um produto com maior qualidade.å
Mas como identificar as funcionalidades ou requisitos essenciais para a versão 1.0 do projeto?
Vamos utilizar como exemplo uma equipe que irá construir um carro pela primeira vez. Todos os integrantes da equipe possuem as habilidades e conhecimentos necessários para a construção do veículo.
Antes de iniciar o projeto é preciso identificar qual a função principal de um automóvel, que é levar as pessoas em segurança de um ponto A (origem) a um ponto B (destino).
De nada adiantaria construir um carro de luxo mas que não funcione corretamente, portanto o objetivo deve ser construir um carro simples e totalmente confiável.
Agora que o objetivo está bem definido, você deve listar todos os itens imaginados para o projeto e priorizar aqueles que mais importam.
Segue um exemplo:
- Carroceria? Sim, porque é a plataforma onde todas as demais peças serão montadas, portanto essencial ao projeto.
- Motor? Sim, sem ele não é possível se locomover.
- Direção Hidráulica? Não necessariamente, porque por mais que uma direção hidráulica traga mais conforto ao motorista, o essencial para o bom funcionamento do carro é ter uma simples direção que funcione corretamente.
- Cinto de segurança? Sim, porque o objetivo do projeto é criar um automóvel seguro para o motorista e passageiros.
- Ar-condicionado? Não é essencial nesta primeira versão.
- Rádio e DVD player? Não, porque são itens dispensáveis e que só aumentariam a complexidade do projeto neste primeiro momento.
E assim sucessivamente, analisando item a item até chegar na lista final contendo apenas o essencial para a construção da primeira versão do carro.
No planejamento de aplicativos a realidade não é diferente, porque no início é comum ter muitas ideias de diferentes funções, mas ao analisar mais de perto é possível identificar que apenas algumas delas são realmente importantes para os usuários.
Então avalie, planeje, simplifique e mantenha o foco do seu projeto na necessidade principal do usuário. Assim você terá um aplicativo com qualidade superior em um prazo menor e gastando menos.