Testar o seu aplicativo com os usuários reais é a forma mais eficaz de identificar e priorizar o desenvolvimento de melhorias na direção certa.
Listamos algumas boas práticas gerais para você poder testar o seu projeto de forma simples e barata:
1. Seleção de Participantes
É imprescindível que os usuários convidados para os testes tenham o perfil compatível com aqueles que utilizam ou utilizarão o aplicativo. Para garantir isso, antes de agendar um testes, peça que aos potenciais candidatos que respondam a um questionário e escolha aqueles que melhor se encaixam.
2. Quantidade de Participantes
Jakob Nielsen, especialista em usabilidade, afirma que testes com 05 usuários são suficientes para identificar a maioria das falhas de usabilidade mais importantes, portanto você pode utilizar essa quantidade como uma boa referência.
3. Teste o Aplicativo, Não os Usuários
Antes de começar, informe ao usuário que ele não está sendo testado e sim o aplicativo, o qual possivelmente ainda apresenta defeitos que precisarão ser corrigidos.
É importante deixar claro para as pessoas que erros poderão ocorrer e caso ocorram, a culpa e responsabilidade são totalmente da equipe que está desenvolvendo o projeto. É justamente por isso que o aplicativo está sendo testado, para a equipe poder identificar as falhas e corrigí-las.
Além disso, informe que é possível parar ou desistir dos testes a qualquer momento sem problema algum.
4. Aquecimento
A maioria das pessoas fica ansiosa ou nervosa antes da realização dos testes, portanto faça algumas perguntas básicas para conhecer melhor o perfil e hábitos pessoais relacionados ao contexto do projeto como forma de aquecimento e para quebrar o gelo.
Também é extremamente recomendado que você informe do que se trata o projeto, qual a finalidade do aplicativo e como os testes serão realizados.
5. Execução de Tarefas
Defina previamente tarefas a serem executadas pelos usuários durante os testes, de preferência as tarefas mais importantes do aplicativo. Também é fundamental que você informe ao usuário quando ele executou a tarefa com sucesso.
6. Método Think-aloud
Peça aos usuários para falar em voz alta o que estão pensando enquanto executam as tarefas. Isso permite uma melhor compreensão do estado emocional e sobre como a pessoa racionaliza as decisões durante o processo de utilização do aplicativo.
7. Tome Nota
Cada sessão de testes pode durar entre 15 e 30 minutos, dependendo da natureza do projeto, portanto observe, escute e anote os pontos mais importantes. As anotações serão valiosas na hora de analisar os resultados após a conclusão de todos os testes. Não confie exclusivamente na sua memória.
8. Teste com Frequência
Os testes devem ser uma atividade constante durante todo o ciclo de vida do projeto, portanto testar um pequeno grupo de diferentes pessoas de forma frequente é a forma mais prática de garantir o sucesso do seu aplicativo. Transforme isso em um hábito.
9. Não Influencie os Usuários
Mantenha um discurso neutro e imparcial com os usuários na hora de instruí-los e acompanhá-los nos testes. Seu papel deve ser exclusivamente observar e escutar, portanto não emita opiniões ou juízos de valor.
10. Síntese dos Dados
Ao final das entrevistas e testes com os usuários, você deverá ter uma grande quantidade de anotações reunindo os mais variados tipos de anotações. O Diagrama de Afinidades é uma boa ferramenta para agrupar e extrair informações relevantes desses dados.
11. Formulário S.U.S.
Se você precisar de um método mais preciso para avaliar a usabilidade do seu aplicativo, você pode aplicar um formulário com o método S.U.S. (System Usability Scale) ao final dos testes com cada usuário. Assim você terá um “score” ou pontuação para quantificar o desempenho dos aspectos de usabilidade do seu aplicativo.
12. Confidencialidade
Nunca divulgue publicamente ou correlacione os nomes dos participantes aos dados e resultados dos testes. É preciso garantir a privacidade total dos usuários e utilizar exclusivamente os dados obtidos para o estudo e análise do projeto em questão.