O isolamento social provocado pela crise transformou os hábitos das famílias brasileiras e os aplicativos para smartphones tem uma participação significativa nisso.
Segue uma lista de aplicativos que estão ajudando a população brasileira a enfrentar os efeitos da pandemia do coronavírus:
- Aplicativos de Delivery
Serviços de delivery de comida e remédios em casa já eram bastante populares antes da crise, mas com o agravamento da situação esses aplicativos se transformaram nos maiores aliados das pessoas, principalmente aquelas que fazem parte dos grupos de risco e que precisam evitar qualquer tipo de contato pessoal desnecessário.
Aplicativos como iFood e Uber Eats inclusive passaram a oferecer opções de entrega sem contato com o entregador.
- Aplicativos de Monitoramento
Governos do mundo todo já utilizam aplicativos para monitorar rastrear a localização dos casos suspeitos e confirmados do coronavírus.
Apesar desse tipo de abordagem ser bastante questionável por não respeitar a privacidade dos dados dos usuários, já está em operação inclusive no Brasil, através do aplicativo do governo Coronavírus – SUS (iOS e Android).
- Aplicativos para Receber de Subsídios do Governo
Profissionais informais receberão uma ajuda mensal de R$ 600 do Governo Federal, o chamado “coronavoucher”.
O cadastro dos beneficiados está sendo feito através do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial (iOS e Android) e o dinheiro poderá ser recebido através dos aplicativos de fintechs, startups do setor financeiro, como PicPay.
- Aplicativos de Videochamadas
A grande quantidade de pessoas isoladas e trabalhando em casa provocou uma explosão na utilização de aplicativos para chamadas de vídeo em grupo, com destaque para o novo fenômeno da categoria, o aplicativo Zoom.
Apesar de recentemente ter sido alvo de críticas e denúncias de falta de segurança, o aplicativo continua sendo um dos mais populares durante a pandemia.
- Aplicativos de Streaming
Serviços de streaming como a Netflix também já faziam parte da rotina do brasileiro, mas em geral para assistir através da televisão.
Agora com toda a família em casa o dia inteiro com gostos e preferências variadas, o consumo desse tipo de conteúdo ganhou ainda mais audiência nos tablets e smartphones.