A proposta de valor é a promessa de benefícios que você faz aos seus usuários. Nela você precisa explicar de forma clara que benefícios ou vantagens específicas os usuários terão ao utilizar o seu aplicativo.
É importante ressaltar que uma proposta de valor não é um slogan ou frase de efeito, mas sim uma resposta para a pergunta: “Por que as pessoas vão usar o meu aplicativo?”.
Por exemplo, a proposta de valor do Uber é “A maneira mais inteligente de se locomover” e a do Rappi é “Facilitamos a sua vida”.
Empresas já conhecidas tem maior facilidade para comunicar suas propostas de valor de forma mais simplificada, mas para aplicativos ainda desconhecidos do público é necessário explicar um pouco mais sobre quem ele ajuda e o que faz.
Segue uma lista de pontos fundamentais para criar uma proposta de valor mais eficaz:
- Explicação dos benefícios: Qual será o valor obtido pelos usuários através do aplicativo?
- Clareza: Sua proposta deve ser fácil de compreender e sem termos técnicos.
- Objetividade: Seja direto, as pessoas precisam compreender a mensagem em poucos segundos, sem maiores explicações.
- Diferenciação: O que seu aplicativo faz para se destacar da concorrência?