Onboarding é um termo usado para definir o processo de primeiro acesso do usuário ao aplicativo, ou seja, são as etapas de utilização de um aplicativo pela primeira vez.
Se o seu aplicativo é simples e autoexplicativo, talvez não precise de onboarding, mas se necessita de qualquer tipo de dado do usuário ou apresentar um novo conceito ou ferramenta que não seja familiar aos usuários, você precisa de uma estratégia de onboarding.
Pesquisas apontam que quase 80% dos usuários desinstalam um aplicativo nas primeiras 72 horas após o download. Após 90 dias, as desinstalações chegam a 95%.
Esses dados confirmam a necessidade de um processo de onboarding sem atrito, livre de obstáculos e que entregue valor para os usuários da forma mais rápida e eficaz possível.
A Appsee afirma que um usuário leva 20 segundos ou menos para abandonar um aplicativo que está utilizando pela primeira vez, ou seja, se você não impressionar o usuário no primeiro contato, você precisa investigar mais sobre o assunto.
Apesar disso, pouquíssimas empresas possuem métricas de abandono durante o processo de onboarding, ou seja, não conhecem o público que apesar de terem atraído inicialmente, não conseguem converter em novos usuários.
Muitos aplicativos optam por realizar o cadastro dos dados dos usuários na primeira utilização, mas isso não é uma regra ou obrigação, na verdade, quanto menos dados forem solicitados aos usuários no primeiro uso, melhor será a experiência.
De acordo com a Nielsen, os aplicativos top 200 são responsáveis por 70% do tempo de uso de aplicativos nos Estados Unidos, isso quer dizer que os usuários tem pouquíssimo tempo para se dedicar a outros aplicativos fora aqueles que já utilizam com mais frequência, como aplicativos de mensagens e redes sociais.
Dessa forma, nunca solicite dados dos usuários no primeiro acesso a menos que sejam essenciais para a finalidade básica do aplicativo. Ao invés disso, ofereça um “atalho” rápido para os novos usuários visualizarem e consumirem o que seu aplicativo oferece de melhor.
Por fim, conhecer as necessidades e objetivos do seu público é o primeiro passo para planejar boas experiência de onboarding, portanto valide as etapas com base na interação, observações e testes com potenciais usuários para encontrar a melhor fórmula para o seu aplicativo.
Se você quiser se aprofundar mais sobre o assunto, verifique esse artigo com uma lista de melhores práticas para o planejamento do processo de onboarding.